Geralmente, entre os protestantes, o batismo nas águas é considerado uma ordenança. Uma ordenança traz a ideia de um símbolo, não possuindo, em si mesma, um poder intrínseco para mudar aqueles que lhe obedece, embora Deus possa usar isso para ministrar às pessoas. É importante salientar que as ordenanças não são necessárias à salvação. São símbolos externos que evidenciam a transformação interna realizada na vida do crente.
Etimologia
O verbo batizar e o substantivo batismo são respectivamente a transliteração dos termos gregos baptizo (mergulhar, imergir, submergir) e baptisma (imersão, submersão).
Transliteração: ato de escrever as letras de um alfabeto em outro para formar um som parecido.
O batismo de João
Muitos acreditam que o batismo foi iniciado por João Batista, mas o batismo realizado por João e o rito do Novo Testamento celebrado na comunidade cristã não são os mesmos. O batismo de João era direcionado à nação judaica e teve início no Antigo Testamento.
Durante o período interbíblico – período que se passa entre os dois Testamentos – surgiu no judaísmo uma prática chamada de batismo de prosélito. Era um rito de purificação para os gentios (os não-judeus), um banho que simbolizava a purificação da pessoa considerada impura. Se um gentio desejasse entrar no judaísmo, deveria fazer três coisas:
- Deveria fazer uma profissão de fé no judaísmo.
- Deveria ser circuncidado, caso fosse um homem.
- Deveria passar pelo rito do batismo de prosélito, pois era considerado cerimonialmente impuro.
Por séculos, Deus havia profetizado a vinda do Messias. Quando estava próximo o tempo de sua vinda à Terra, Deus enviou João Batista para preparar o caminho do Messias. João Batista apareceu para proclamar o avento do Messias a um povo que estava despreparado.
O batismo de João era o batismo de arrependimento. Ele ensinava que os judeus também precisavam ser purificados. Não eram apenas os gentios que necessitavam de arrependimento e de preparação para a vinda do Messias.
Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.
Mateus 3.2.
O batismo cristão
Biblicamente, o batismo cristão é associado ao perdão (At 2.38; 22.16), à união com Cristo (Rm 6.1-10), ao fazer discípulos (Mt 28.19) e ao arrependimento (At 2.38). Isso não é uma conclusão de que o batismo afeta o perdão, etc., mas está intimamente relacionado a esses elementos que dão início à vida cristã.
Teologicamente, o batismo cristão pode ser definido como a associação ou identificação com uma pessoa, um grupo, uma mensagem ou um evento.
A importância do batismo
Jesus ordenou o batismo. Pouco antes de sua ascensão, ele proferiu as seguintes palavras:
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.19-20.
Portanto, o batismo é importante porque Jesus o ordenou.
Embora o batismo não salve ninguém, seria impossível uma pessoa membra da igreja visível de Cristo na Terra não ser batizada nas águas. É o compromisso espiritual e moral que uma pessoa assume em testemunhar publicamente de que ela creu em Jesus, se arrependeu de seus pecados e aceita entrar na vida cotidiana da igreja. Nas águas do batismo, uma pessoa diz, sem palavras: “Confesso fé em Cristo; Jesus limpou minha alma do pecado, e agora tenho uma nova vida de santificação”.
O batismo, de forma dramática, ilustra a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Simultaneamente, também ilustra nossa morte para o pecado e nova vida em Cristo. Quando o pecador confessa ao Senhor Jesus, ele morre para o pecado (Rm 6.11) ressuscita para uma vida totalmente nova (Cl 2.12). Ser submerso na água representa a morte para o pecado, enquanto que emergir dela representa a vida santa e purificada que segue a salvação:
Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.
Romanos 6.4.
Como já mencionado, o batismo é um testemunho externo da mudança interna na vida do crente. É um ato de obediência de uma pessoa ao Senhor após ter sido salva. A Bíblia mostra em muitos lugares que a ordem dos eventos é: 1) alguém que acredita no Senhor Jesus e 2) ele é batizado nas águas. Podemos ver isso em Atos 2.41 e 16.14-15.
Fontes
Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=jnGygiw4L5Y – Acessado em 01 de Novembro de 2019.
Teologia Básica, Charles Ryrie, Capítulo 74.
Somos todos teólogos, R. C. Sproul, capítulo 51.
Léxico de Strong, G0907 e G0908.
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