Bases da Fé Cristã: O que significa ser um cristão?

Em Romanos 8.30, vemos uma ordem na qual as bênçãos da salvação advêm aos cristãos:

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Já tratamos da predestinação no artigo anterior. Neste e nos próximos artigos, discutiremos os outros aspectos desse versículo.

Chamada Efetiva

O chamado a que Paulo se refere em Romanos 8.30 é uma convocação que está relacionada àqueles que foram predestinados e se tornaram justificados. Diz respeito especificamente aos crentes em Jesus.

Esse chamado é feito pelo próprio Deus e não pode ser negado. É um ato de Deus Pai, falando por meio da pregação humana do Evangelho, na qual ele convoca as pessoas de tal forma que respondam mediante fé salvífica. A isso denominamos de chamada efetiva.

As pessoas que são chamadas por Deus são chamadas para a comunhão com seu Filho (At 2.3; 1Co 1.9); para o seu reino e glória (1Ts 2.12; 1Pe 5.10); para pertencerem a Jesus Cristo (Rm 1.6); e para serem santas (Rm 1.7). As pessoas que foram chamadas por Deus entraram no domínio da paz (1Co 7.15; Cl 3.15), da liberdade (Gl 5.13), da esperança (Ef 1.18; 4.4), da santidade (1Ts 4.7), da paciência no sofrimento (1Pe 2.20-21; 3.9) e da vida eterna (1Tm 6.12).

Chamada Geral e Chamada Evangélica

Há também uma chamada mais ampla, dirigida a qualquer um mediante toda pregação do evangelho, quer produza resposta, quer não. É diferente da chamada efetiva, que sempre produz resposta.

Nem todas as chamadas do Evangelho são eficazes. O trabalho dos cristãos é explicar a mensagem do evangelho; é trabalho de Deus tornar efetiva essa mensagem ou chamada.

Elementos da chamada do Evangelho

Existem três elementos-chave que devem fazer parte de toda chamada evangélica: uma explicação dos fatos relativos à salvação, um convite para responder pessoalmente a Cristo em arrependimento e fé e uma promessa de perdão e vida eterna.

Os fatos relativos à salvação são:

  • Todas as pessoas pecaram (Rm 3.23).
  • A penalidade por nosso pecado é a morte (Rm 6.23).
  • Jesus morreu para pagar a penalidade por nossos pecados (Rm 5.8).

Mas não é necessário apenas declarar esses fatos. Deve haver um convite ao arrependimento e deve-se crer nessa boa nova (Mt 11.28-30). Aqueles que respondem com fé ao Evangelho recebem o perdão dos pecados e desfrutarão da vida eterna com Deus (Jo 3.16; 6.37).

Como a chamada é recebida

Após o convite para responder ao Evangelho ser feito Deus deve realizar uma transformação no coração do indivíduo para que este seja capaz de aceitá-lo. A esse processo damos o nome de regeneração, no qual não desempenhamos nenhum papel - ele é totalmente um ato divino (Ez 36.26).

Uma vez que esse evento ocorra, a pessoa se torna uma “nova criatura” (2Co 5.17). Essa mudança, embora nem sempre seja imediatamente percebida, resulta em um coração transformado que produz um caráter e vida transformados. Todos os setores da vida são mudados, e um indivíduo regenerado deve manifestar um novo amor por Deus e seu povo (Mt 22.37-40), uma sincera obediência a seus mandamentos (Jo 14.15) e um caráter com traços semelhantes aos de Cristo, a que Paulo chama de fruto do Espírito (Gl 5.22-23).

Como a chamada é respondida

Uma vez que a pessoa tenha sido convocada pela chamada efetiva de Deus e teve seu coração transformado pela regeneração, a resposta necessária é o arrependimento e a fé. Mas, como a chamada do evangelho é pessoal, requer uma resposta pessoal. Essa resposta espontânea, pessoal, individual à chamada do evangelho, na qual uma pessoa se arrepende sinceramente de seus pecados e põe a confiança em Cristo para a salvação, é designada como conversão.

Se eu tenho uma verdadeira fé salvadora, não creio mais simplesmente em fatos sobre Jesus; em vez disso, confio pessoalmente em Jesus para me salvar. Essa confiança envolve dois aspectos: arrependimento e fé (At 20.21; Hb 6.1). Arrependimento significa uma decisão consciente de se afastar de seus pecados, e a fé significa voltar-se para Cristo para perdão desses pecados. Esse tipo de fé é a admissão de que você não pode salvar a si mesmo e, ao mesmo tempo, crer que Cristo pode fazê-lo. E esse arrependimento e fé iniciais proveem um padrão para continuadas atitudes íntimas de arrependimento e fé que prosseguem pelo resto da vida do cristão (Cl 2.6).

Para estudos futuros

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